Descrição do setor

A paisagem global do e-commerce (comércio eletrónico) continua a expandir-se significativamente, com a Europa a desempenhar um papel chave neste crescimento. Em 2022, os principais mercados de comércio eletrónico incluíram países como a França, Alemanha e Espanha, com vendas a atingir aproximadamente 72 mil milhões de Euros. Regionalmente, as taxas de crescimento das vendas de comércio eletrónico variaram, com a Europa Ocidental a apresentar um aumento de 4,8%. Notavelmente, as compras online mais populares na UE em 2022 foram roupas, sapatos e acessórios, seguidos por serviços de streaming de filmes e séries, e entrega de comida.

Em Portugal, o e-commerce experencia atualmente um crescimento significativo, posicionando-se atualmente como o 44º maior mercado para o comércio eletrónico a nível global, com vendas estimadas em 2023 no comércio eletrónico português de aproximadamente 6 mil milhões de Euros.

O governo português também apoiou o crescimento do comércio eletrónico através de iniciativas destinadas a melhorar a infraestrutura digital e fomentar a inovação, o que contribuiu para o florescimento do setor de moda e vestuário na indústria do comércio eletrónico.

Espera-se que o mercado português cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,4% entre 2023 e 2027, culminando num volume de mercado projetado de cerca de 7,5 mil milhões de Euros até 2027. A eletrónica lidera os segmentos de mercado, seguida por hobby & lazer, moda, mobiliário & artigos para o lar, produtos de beleza, faça você mesmo (DIY), e mercearia. A quota online do mercado retalhista em Portugal era de 7,7% e antecipa-se que aumente para 11,2% até 2027.

Características do negócio

Registo de Transações

As transações online exigem um sistema integrado que permita registar, de forma eficiente, as vendas, devoluções e outros elementos realizados em vários marketplaces (Amazon DE, Amazon ES, etc.). Isto é particularmente importante quando venda para outros países da UE ou países terceiros.

Gestão de Pagamentos Eletrónicos

No e-commerce, caso possua site próprio, deve considerar a inclusão de diferentes métodos de pagamento eletrónico, como cartões de crédito, PayPal, MBWay, e se possível garantindo o registo automatizado dos inflows e outflows financeiros, e a conciliação eficiente.

 

Controlo de Inventário

A gestão do inventário é essencial no ecommerce, especialmente, para empresas que lidem com muitas vendas de diferentes quantidades de produtos heterogéneos, e.g.  bricolage. Neste caso, ter um sistema de controlo de stocks integrado com o sistema de faturação e a plataforma online permite-lhe acompanhar o fluxo de mercadorias, as variações sazonais, e os custos de aquisição.

Registo de Custos de Envio e Logística

O e-commerce de bens físicos tem subjacente um processo de logistica.  O vendedor deve escolher de entre os vários transportadores disponíveis, aquele que tem uma melhor relação qualidade-preço, capacidade para lidar de forma eficiente com possíveis devoluções, e uma comunicação transparente (no hidden fees) para que o vendedor tenha uma visão completa dos custos operacionais.

Gestão de Impostos em Vendas Online

O comércio eletrónico pode envolver vendas para diferentes jurisdições, o que exige uma gestão cuidadosa dos impostos sobre vendas e a conformidade com as leis fiscais locais e internacionais.

Como podemos ajudar?

Temos experiência para resolver os seus desafios...